Friday 10 November 2017

O Que É Estratégia


O que é estratégia?


Os Três Níveis de Estratégia


Saiba mais sobre os três níveis de estratégia neste vídeo.


Você provavelmente já ouviu o termo "estratégia de negócios" usado no local de trabalho.


Mas o que é estratégia, exatamente? E você está ciente de que você precisa de diferentes tipos de estratégia em diferentes níveis dentro de sua organização?


Neste artigo, estamos a olhar para algumas definições comuns de estratégia. Vamos nos concentrar em três níveis estratégicos & ndash; Estratégia corporativa, estratégia de unidade de negócios e estratégia de equipe & ndash; E vamos analisar algumas das principais ferramentas e modelos associados a cada área.


Definindo Estratégia


Estratégia tem sido estudada por anos por líderes empresariais e por teóricos empresariais. No entanto, não há nenhuma resposta definitiva sobre o que realmente é a estratégia.


Uma razão para isso é que as pessoas pensam sobre a estratégia de diferentes maneiras.


Por exemplo, algumas pessoas acreditam que você deve analisar o presente cuidadosamente, antecipar as mudanças em seu mercado ou indústria e, a partir disso, planejar como você terá sucesso no futuro. Enquanto isso, outros pensam que o futuro é muito difícil de prever, e eles preferem desenvolver suas estratégias organicamente.


Gerry Johnson e Kevan Scholes, autores de "Exploring Corporate Strategy", dizem que a estratégia determina a direção e o escopo de uma organização a longo prazo e dizem que ela deve determinar como os recursos devem ser configurados para atender às necessidades dos mercados e das partes interessadas .


Michael Porter, especialista em estratégia e professor da Harvard Business School, enfatiza a necessidade de estratégia para definir e comunicar a posição única de uma organização e diz que ela deve determinar como os recursos, habilidades e competências organizacionais devem ser combinados para criar vantagem competitiva.


Embora sempre exista algum elemento evoluído da estratégia, na Mind Tools, acreditamos que o planejamento para o sucesso no mercado é importante; E que, para aproveitarem plenamente as oportunidades que lhes estão abertas, as organizações precisam antecipar e preparar-se para o futuro a todos os níveis.


Por exemplo, muitas organizações bem-sucedidas e produtivas têm uma estratégia corporativa para guiar o quadro geral. Cada unidade de negócios dentro da organização, em seguida, tem uma estratégia de unidade de negócios, que seus líderes usam para determinar como eles vão competir em seus mercados individuais.


Por sua vez, cada equipe deve ter sua própria estratégia para assegurar que suas atividades do dia-a-dia ajudem a mover a organização na direção certa.


Em cada nível, porém, uma definição simples de estratégia pode ser: "Determinar como vamos ganhar no período que se avizinha".


Vamos agora olhar mais profundamente para cada nível de estratégia & ndash; Corporativo, unidade de negócios e equipe.


Estratégia corporativa


Nos negócios, a estratégia corporativa refere-se à estratégia global de uma organização composta por múltiplas unidades de negócios, operando em múltiplos mercados. Ela determina como a corporação como um todo suporta e aumenta o valor das unidades de negócios dentro dele; E responde à pergunta: "Como estruturar o negócio global, de modo que todas as suas partes criem mais valor juntos do que individualmente?"


As corporações podem fazer isso construindo fortes competências internas, compartilhando tecnologias e recursos entre unidades de negócios, aumentando o capital de forma econômica, desenvolvendo e criando uma marca corporativa forte, e assim por diante.


Assim, neste nível de estratégia, estamos preocupados em pensar como as unidades de negócios dentro da corporação devem se encaixar e entender como os recursos devem ser implantados para criar o maior valor possível. Ferramentas como Porter's Generic Strategies. O Boston Matrix. A Matriz ADL ea Análise VRIO ajudarão com este tipo de análise e planejamento de alto nível.


O design da organização é outro fator estratégico importante que precisa ser considerado a este nível. Como você estrutura seu negócio, seu pessoal e outros recursos & ndash; Tudo isso afeta a vantagem competitiva e pode apoiar seus objetivos estratégicos.


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Estratégia da Unidade de Negócio


Estratégia no nível de unidade de negócio está preocupado com a concorrência com sucesso em mercados individuais, e aborda a questão, "Como ganhamos neste mercado?" No entanto, esta estratégia precisa ser ligada aos objetivos identificados na estratégia de nível corporativo.


Análise competitiva, incluindo a coleta de informações competitivas. É um ótimo ponto de partida para desenvolver uma estratégia de unidade de negócios. Como parte disso, é importante pensar sobre suas principais competências. E como você pode usá-los para atender às necessidades de seus clientes da melhor maneira possível. A partir daí você pode usar a USP Analysis para entender como fortalecer sua posição competitiva.


Você também vai querer explorar suas opções para criar e explorar novas oportunidades. Porter Cinco Forças é uma ferramenta indispensável para este processo, enquanto uma análise SWOT irá ajudá-lo a compreender e abordar as oportunidades e ameaças em seu mercado.


Para empresas menores, a estratégia corporativa e de negócios pode se sobrepor ou ser a mesma coisa. No entanto, se uma organização está competindo em diferentes mercados, então cada unidade de negócios precisa pensar sobre sua própria direção estratégica.


É importante, porém, que a estratégia de cada unidade de negócios esteja alinhada com a estratégia geral da corporação, particularmente onde a marca da empresa é importante.


Sua estratégia de unidade de negócios provavelmente será o nível de estratégia mais visível dentro de cada área de negócios. As pessoas que trabalham dentro de cada unidade devem ser capazes de estabelecer ligações directas entre esta estratégia eo trabalho que estão a fazer. Quando as pessoas entendem como podem ajudar sua unidade de negócios a "ganhar", você tem a base para uma força de trabalho altamente produtiva e motivada. Como tal, é importante ter uma definição clara da missão da unidade de negócios, visão e valores.


Estratégia da Equipe


Para executar suas estratégias corporativas e de unidades de negócios com sucesso, você precisa de equipes em toda a sua organização para trabalhar em conjunto. Cada uma dessas equipes tem uma contribuição diferente para fazer, o que significa que cada equipe precisa ter sua própria estratégia de nível de equipe, por mais simples que seja.


Esta estratégia de equipe deve levar diretamente à realização de unidade de negócios e estratégias corporativas, o que significa que todos os níveis de estratégia de apoio e melhorar uns aos outros para garantir que a organização é bem sucedida.


É aqui que é útil definir a finalidade e os limites da equipe usando, por exemplo, uma carta de equipe; E geri-lo utilizando técnicas como Gestão por Objectivos e utilização de indicadores-chave de desempenho.


Você precisa estar trabalhando eficientemente para alcançar os objetivos estratégicos que foram estabelecidos em níveis mais altos da organização; Portanto, um elemento importante da sua estratégia de equipe é implementar as melhores práticas para ajudar sua equipe a atingir seus objetivos. Atividades que otimizam a gestão de fornecedores. qualidade . E excelência operacional também são fatores importantes na criação e execução de uma estratégia de equipe eficaz.


Pontos chave


Estratégia pode ser difícil de definir, mas uma boa definição é: "Determinar como vamos ganhar no período futuro."


Nos negócios há diferentes níveis de estratégia. Cada um deles tem um foco diferente, e precisa de diferentes ferramentas e habilidades.


A estratégia corporativa concentra-se na organização como um todo, enquanto a estratégia da unidade de negócios se concentra em uma unidade de negócios ou mercado individual.


Finalmente, a estratégia da equipe identifica como uma equipe ajudará a organização a atingir suas metas e objetivos gerais.


O nosso artigo Developing Your Strategy apresenta uma abordagem passo a passo de senso comum para o desenvolvimento de estratégias, que você pode aplicar ao desenvolvimento de uma estratégia corporativa, de unidade de negócios ou de equipe. Você também pode descobrir mais sobre o desenvolvimento da estratégia, tendo a nossa estratégia essencial Bite-Sized Treinamento e comércio; sessão.


O que é estratégia?


Sejamos honestos. Quando a maioria de nós ouvir a palavra "estratégia" (e mais em específico "estratégia de inclusão"), gememos e rolar os olhos. Dada a escolha, a maioria de nós prefere ir ao dentista, em seguida, ser forçado a falar sobre estratégia. Então, o que é estratégia?


A palavra "estratégia" tem origem no termo grego "strategia" que significa "generalship" (Nickols). Durante séculos, a palavra estratégia tem sido usada para descrever as maneiras como os exércitos alcançam objetivos militares e políticos. Mais recentemente, no mundo dos negócios, a estratégia é usada para descrever a forma como as empresas planejam comercializar e vender seus produtos.


À primeira vista, esta definição pode não parecer muito relevante no contexto do sector não formal da juventude. De fato, a idéia de exércitos e condições de combate parece contradizer os objetivos do trabalho não-formal da juventude. Mas olhe novamente.


A estratégia envolve a gestão - a definição e implementação de um processo


Estratégia requer generalship - uma pessoa ou pessoas para liderar esse processo


Estratégia é sobre impor condições preferidas por si mesmo - orientar o processo na direção que você quer ir em vez de deixar o processo orientá-lo


A estratégia é uma arte - exige tempo e consideração cuidadosa. Felizmente, esta é uma arte que pode ser aprendida.


Obviamente, estes pontos são todos altamente relevantes para o trabalho não formal de jovens. Sabemos que precisamos de gestão, liderança e um curso para orientar. Sabemos como é fácil perder o controle e deixar que as situações nos controlem e não o contrário. Uma estratégia clara pode ajudar a fornecer o que precisamos e evitar que surjam problemas.


Agora espero que sua situação não é tão desesperada como para exigir tropas, navios e aviões, mas mesmo que seja, continue lendo. As próximas seções fornecerão conselhos que podem ajudar a trazer alguma ordem para o caos e fazer sua situação parecer menos como um campo de batalha.


Uma definição de estratégia


Uma estratégia é uma declaração de intenções que descreve onde você está hoje, indica onde você quer ir amanhã e define os passos que você tomará para chegar lá.


Estratégia é difícil de definir. Diferentes livros lidar com estratégia muitas vezes têm sua própria definição única e alguns nem sequer se preocupar em tentar defini-lo em tudo. Não é de admirar que nos sintamos tão intimidados e confusos!


Se vamos tornar o termo "estratégia" mais user-friendly, precisamos nos afastar de definições complicadas e mumbo-jumbo acadêmico. A estratégia pode ser amplamente concebida como um curso de ação para alcançar um propósito (Andrews). Para colocá-lo tão simples quanto possível:


Isso não soa tão ruim, não é? Na verdade, fazemos mini-estratégias em nossas cabeças ao longo do dia sem mesmo sabê-lo. Se você já pintou sua casa, organizou uma grande festa, ou dirigiu seu carro através de uma cidade desconhecida, você quase certamente teve que pensar estrategicamente.


Onde estou agora?


Onde eu quero ir?


Como vou chegar lá?


Estas três perguntas fundamentais são a base de quase qualquer tipo de estratégia.


É interessante notar que esta descrição define estratégia como uma "declaração de intenção". O que exatamente isso significa? Algumas pessoas evitam envolver-se na elaboração de estratégias porque temem que o resultado final seja um mega-plano abrangente que tente controlar todos os aspectos do seu trabalho e da sua organização. Mas isso não é o que a estratégia é toda sobre.


Uma "declaração de intenções" é uma declaração de onde você pretende ir e como você pretende chegar lá. Uma estratégia ruim tenta definir cada ação que será tomada por cada pessoa na organização nos próximos cinco anos. Você já pode dizer que esse tipo de abordagem provavelmente não vai chegar longe. Uma boa estratégia descreve a intenção geral e usa isso como plataforma para a ação. Tenha em mente que a "intenção" pode mudar ao longo do tempo. Ninguém sabe o que o futuro pode trazer. As circunstâncias mudam e, quando o fazem, talvez seja necessário redefinir sua intenção, às vezes radicalmente. Esta é uma parte normal do desenvolvimento da estratégia.


Está fazendo uma estratégia igual ao planejamento do projeto?


As três questões-chave listadas acima podem ser aplicadas em quase todas as situações, se você está planejando um casamento ou desenvolver um programa de ajuda internacional para as Nações Unidas. No entanto, há uma sutil diferença entre fazer uma estratégia e planejar um projeto (mesmo em grande escala):


Quando você planeja um projeto. O primeiro passo envolve descobrir onde você quer ir e como você está indo para chegar lá.


Quando você desenvolve uma estratégia, o processo é essencialmente o mesmo, mas o intervalo é muito diferente. As estratégias são geralmente concebidas para um período mais longo, por vezes ao longo de vários anos. Como resultado, eles geralmente têm um escopo muito mais amplo (por exemplo, uma estratégia pode incluir muitos projetos em larga escala ao mesmo tempo). Comparado a um projeto, uma estratégia muitas vezes envolve muitas mais pessoas (uma instituição inteira versus uma equipe de projeto individual).


Agora não deixe essas diferenças de escala intimidar você. Lembre-se, os elementos fundamentais do desenvolvimento da estratégia não são realmente diferentes do planejamento de projetos comuns.


O que é estratégia?


Sumário executivo


Mercados e tecnologias dinâmicas de hoje colocam em questão a sustentabilidade da vantagem competitiva. Sob pressão para melhorar a produtividade, qualidade e velocidade, os gerentes adotaram ferramentas como TQM, benchmarking e reengenharia. Dramáticas melhorias operacionais resultaram, mas raramente têm esses ganhos traduzidos em rentabilidade sustentável. E gradualmente, as ferramentas tomaram o lugar da estratégia. Em seu artigo de cinco partes, Michael Porter explora como essa mudança levou ao surgimento de batalhas competitivas mutuamente destrutivas que prejudicam a rentabilidade de muitas empresas. À medida que os gerentes empurram para melhorar em todas as frentes, eles se afastam de posições competitivas viáveis. Porter argumenta que a eficácia operacional, embora necessária para o desempenho superior, não é suficiente, porque suas técnicas são fáceis de imitar. Em contraste, a essência da estratégia é escolher uma posição única e valiosa enraizada em sistemas de atividades que são muito mais difíceis de combinar. Porter, portanto, traça a base econômica da vantagem competitiva até ao nível das actividades específicas de uma empresa realiza. Usando casos como Ikea e Vanguard, ele mostra como fazer trade-offs entre atividades é fundamental para a sustentabilidade de uma estratégia. Enquanto os gerentes geralmente se concentram em componentes individuais de sucesso, tais como competências essenciais ou recursos críticos, Porter mostra como gerenciar o ajuste em todas as atividades de uma empresa melhora a vantagem competitiva ea sustentabilidade. Ao mesmo tempo em que enfatiza o papel da liderança na tomada de decisões estratégicas claras, Porter também oferece conselhos sobre como as empresas podem se reconectar com estratégias que se tornaram desfocadas ao longo do tempo.


Este artigo beneficiou muito da assistência de muitos indivíduos e empresas. O autor agradece especialmente a Jan Rivkin, co-autor de um artigo relacionado. Contribuições substanciais de pesquisa foram feitas por Nicolaj Siggelkow, Dawn Sylvester e Lucia Marshall. Tarun Khanna, Roger Martin e Anita McGahan forneceram comentários especialmente extensos.


I. Eficácia Operacional Não é Estratégia


Por quase duas décadas, os gerentes têm aprendido a jogar por um novo conjunto de regras. As empresas devem ser flexíveis para responder rapidamente a mudanças competitivas e de mercado. Eles devem fazer benchmark continuamente para alcançar as melhores práticas. Eles devem terceirizar agressivamente para ganhar eficiência. E eles devem nutrir algumas competências essenciais na corrida para ficar à frente dos rivais.


Posicionamento - uma vez que o coração da estratégia - é rejeitado como demasiado estática para mercados dinâmicos de hoje e tecnologias em mudança. De acordo com o novo dogma, os rivais podem rapidamente copiar qualquer posição no mercado, ea vantagem competitiva é, na melhor das hipóteses, temporária.


Mas essas crenças são meias-verdades perigosas, e eles estão levando mais e mais empresas no caminho da competição mutuamente destrutiva. É verdade que algumas barreiras à concorrência estão caindo à medida que a regulamentação diminui e os mercados se tornam globais. Verdade, as empresas investiram devidamente energia em se tornar mais magro e mais ágil. Em muitas indústrias, no entanto, o que alguns chamam de hipercompetição é uma ferida auto-infligida, e não o resultado inevitável de um paradigma cambiante de competição.


A raiz do problema é a falha em distinguir entre eficácia operacional e estratégia. A busca por produtividade, qualidade e velocidade gerou um número considerável de ferramentas e técnicas de gerenciamento: gerenciamento de qualidade total, benchmarking, competição baseada no tempo, terceirização, parceria, reengenharia e gerenciamento de mudanças. Embora as melhorias operacionais resultantes tenham sido muitas vezes dramáticas, muitas empresas foram frustradas por sua incapacidade de traduzir esses ganhos em rentabilidade sustentável. E pouco a pouco, quase imperceptivelmente, as ferramentas de gestão substituíram a estratégia. À medida que os gerentes empurram para melhorar em todas as frentes, eles se afastam de posições competitivas viáveis.


Eficácia Operacional: Necessária, mas não Suficiente


A eficácia operacional e a estratégia são ambas essenciais para o desempenho superior, que, afinal, é o principal objetivo de qualquer empresa. Mas eles funcionam de maneiras muito diferentes.


Uma empresa só pode superar os rivais se puder estabelecer uma diferença que possa preservar. Ele deve oferecer maior valor aos clientes ou criar valor comparável a um custo menor, ou fazer ambos. A aritmética da rentabilidade superior segue então: entregar maior valor permite que uma empresa cobrar preços unitários mais altos; Maior eficiência resulta em custos unitários médios mais baixos.


Uma empresa só pode superar os rivais se puder estabelecer uma diferença que possa preservar.


Em última análise, todas as diferenças entre as empresas em custo ou preço derivam das centenas de atividades necessárias para criar, produzir, vender e entregar seus produtos ou serviços, como convocar clientes, montar produtos finais e treinar funcionários. O custo é gerado pela realização de atividades e a vantagem de custo advém do desempenho de atividades específicas de forma mais eficiente do que os concorrentes. Do mesmo modo, a diferenciação decorre tanto da escolha das actividades como da sua realização. Atividades, então são as unidades básicas de vantagem competitiva. A vantagem ou desvantagem geral resulta de todas as atividades de uma empresa, não apenas algumas. 1


Diferenças na eficácia operacional entre as empresas são omnipresentes. Algumas empresas são capazes de obter mais de seus insumos do que outros, porque eles eliminam o esforço desperdiçado, empregam tecnologia mais avançada, motivar os funcionários melhor ou ter maior percepção sobre o gerenciamento de determinadas atividades ou conjuntos de atividades. Tais diferenças na eficácia operacional são uma importante fonte de diferenças de rentabilidade entre os concorrentes, pois afetam diretamente as posições de custo relativo e os níveis de diferenciação.


O que é estratégia?


Tenho pensado muito sobre a palavra estratégia e quantas vezes ela é usada. Parece que tudo hoje é marcado com a palavra estratégia. Por exemplo, "Planejamos uma reunião de planejamento estratégico para amanhã" ou "uma sessão de estratégia de produto de emergência foi chamada" ou "fizemos o plano de negócios estratégico anual da empresa anunciado hoje".


Estratégia ou as várias formas da palavra são muito populares no nosso vocabulário de negócios no século XXI. Muitas vezes me pergunto se a palavra está sendo devidamente alocada ou usada em excesso, é um verbo ou é um substantivo, e nós dizemos complacente porque é uma palavra de buzz popular e faz as coisas parecerem mais importantes ... ou as pessoas dizem isso porque Nós realmente estamos pensando e agindo de uma forma mais deliberada e focada?


Estou interessado no que os outros pensam sobre a palavra estratégia eo que ela realmente significa para eles e suas atividades de negócios. É algo que só é feito no topo da escala corporativa ou acontece em outros níveis no negócio também? É formal e deliberada, é difícil e demorado, ou pode ser simples e aplicável em uma base diária?


Todos nós na CMOE acreditamos que a estratégia é para toda a organização e é por isso que ajudamos várias empresas e consultado sobre estratégia. Queremos que as empresas tenham sucesso para superar sua concorrência. Sabemos que a estratégia pode ajudar qualquer organização.


Deixe-me seus pensamentos na seção de comentários abaixo. Heres um vídeo weve juntos que fala sobre a diferença entre um plano e uma estratégia:

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